Informativos e Dica

Home - Informativos e Dica - Abertas as inscrições para o “Construir Mais”

Abertas as inscrições para o “Construir Mais”

Abertas as inscrições para o “Construir Mais”

Diante da retração econômica vivenciada no País ao longo de 2016, o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) acredita que a sustentabilidade das empresas da indústria da construção está diretamente ligada à adoção de práticas inovadoras em sua gestão. Assim faz-se necessário, além do cumprimento integral dos aspectos legais, incluindo as normas de saúde e segurança no trabalho e a legislação ambiental, a implementação de iniciativas que busquem a inovação como forma de melhorar os seus processos, um ambiente saudável e seguro para seus colaboradores, a adoção de práticas construtivas que incluam o cuidado com o meio ambiente e a implantação de ações voltadas ao exercício da responsabilidade social.

Assim, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento contínuo e sustentável da indústria da construção e criar junto à sociedade uma imagem positiva do trabalho desenvolvido pelo setor, por meio da identificação, reconhecimento e premiação dos esforços e iniciativas de destaque, consideradas Boas Práticas, o Sinduscon-GO realiza o “Construir Mais – 1º Prêmio Sinduscon-GO de Boas Práticas”. As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 30 de setembro de 2016, às 18 horas.

O Prêmio é voltado ao reconhecimento das Boas Práticas nas áreas de Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Inovação e Responsabilidade Social, implementadas pelas empresas da indústria da construção no Estado de Goiás. Podem participar as empresas da indústria da construção que sejam representadas pelo Sinduscon-GO, podendo ser inscritos apenas os trabalhos que tenham ações desenvolvidas no período de 01 de janeiro de 2015 a 31 de julho de 2016.

A Comissão Avaliadora do Prêmio Construir Mais será composta por profissionais de reconhecido conhecimento técnico, pertencentes ao quadro de auditores do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil).

O resultado do certame será divulgado oficialmente no dia 18 de novembro de 2016 durante solenidade que será realizada nas dependências do Teatro Sesi-GO, em Goiânia, a partir das 20 horas. Nesta ocasião serão contempladas apenas as primeiras colocadas nas quatro categorias: Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Inovação e Responsabilidade Social.

As empresas vencedoras receberão o Troféu Construir Mais em sua respectiva categoria, assim como Certificado de Participação e os profissionais que coordenam cada uma das Boas Práticas vencedoras do Prêmio Construir Mais, juntamente com um acompanhante, serão agraciados com inscrição, passagem e hospedagem para o 89º ENIC − Encontro Nacional da Indústria da Construção, que será realizado em Brasília-DF, no período de 24 a 26 de maio de 2017.

Categorias

O Prêmio Construir Mais será realizado em quatro categorias distintas, sendo:

1. Saúde e Segurança no Trabalho: entre as boas práticas desta categoria compreende-se um processo efetivamente implementado e mantido pela empresa, englobando métodos de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; redução dos riscos no meio ambiente de trabalho, com a preservação da integridade física e mental dos trabalhadores e a segurança de equipamentos e instalações; melhoria das condições do meio ambiente de trabalho; utilização de técnicas prevencionistas atualizadas para a promoção da segurança e saúde no trabalho, com o monitoramento dos resultados obtidos; gestão dos riscos ocupacionais, com medidas de controle e avaliação da evolução das melhorias implementadas.

2. Meio Ambiente: entende-se por boa prática nesta área projeto, programa ou ação efetivamente implantado e mantido pela empresa, envolvendo prevenção de impactos ambientais e controle dos aspectos ambientais associados às atividades da empresa, visando garantir a execução de processos ambientalmente adequados; conservação de energia, água e outros recursos naturais, priorizando a racionalização do consumo e a eliminação do desperdício, por meio da gestão eficaz dos recursos ambientais; tomada de consciência ambiental e aumento da capacitação da cadeia produtiva envolvida nos processos da indústria da construção; e utilização de materiais e métodos ecológicos e/ou sustentáveis, que causem o menor impacto sobre o meio ambiente e a saúde dos colaboradores e dos usuários da edificação, além de representar ganhos efetivos e mensuráveis.

3. Inovação: este quesito abrange quaisquer mudanças voltadas à solução de problemas simples ou complexos do dia a dia, seja um projeto, programa ou ação, que apresente ganhos efetivos e mensuráveis, cujo resultado tenha impacto positivo na melhoria da gestão e/ou das práticas construtivas da empresa, beneficiando seus clientes e a indústria da construção.

4. Responsabilidade Social: projeto, programa ou ação em que a empresa, por meio de um comportamento ético e transparente, assume a responsabilidade pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, conforme norteado pela Norma ISO 26000.

As inscrições já podem ser realizadas pelo site www.construirmais.com, onde também constam o Regulamento Geral e os Regulamentos Específicos de cada categoria e o detalhamento dos requisitos para participação. Mais informações no Sinduscon-GO, com a engª. Luciana Abdallah, telefone: (62) 3095-5181 e e-mail: premioconstruirmais@sinduscongoias.com.br.

Acesse também a página do Prêmio Construir Mais no Facebook (facebook.com/premioconstruirmais) e no Instagram (instagram.com/premioconstruirmais).